Proloterapia

O termo é uma fusão da expressão “terapia proliferativa”, que significa indução da reparação tecidual.

Esta terapia, bastante utilizada na medicina regenerativa, têm como objetivo reduzir a dor e acelerar a recuperação dos tecidos musculoesqueléticos lesados.

O mecanismo é a injeção de substâncias que produzem um efeito inflamatório localizado e controlado, iniciando um processo de cicatrização e reparação tecidual nos tecidos lesados.

Este processo aumenta a vascularização no local acometido, estimulando a nutrição local e a cicatrização.
No tratamento com Proloterapia biológica consideramos sempre usar o estímulo cicatricial adequado. Várias substâncias têm sido estudas e utilizadas, dependendo da avaliação clínica e exames de imagem. Dentre elas a Dextrose, o Ácido Hialurônico, e os produtos biológicos.

Esta técnica é indicada em patologias musculoesqueléticas crônicas como: luxações, distensões, lesões musculares, tendinosas, ligamentares, bem como a dor crônica e rigidez proveniente da osteoartrite.

O tratamento consiste em uma série de 3 a 6 aplicações, com intervalos semanais.

É de grande importância a localização precisa dos pontos de aplicação e por isso fazemos os procedimentos sempre guiados por ultrassom e termografia infravermelha, para melhor análise dos pontos termo sensíveis.