Dor no joelho, dor no quadril, dor no ombro, dor nas mãos, entre outras articulações.
Em todo o mundo, a prevalência de dor nas articulações é grande e os seus efeitos são debilitantes.
A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento. As pessoas também costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.
As articulações acometidas podem ser: grandes articulações (joelhos, quadril, ombro), bem como pequenas articulações (punho, tornozelo e cotovelo). A osteoartrite é a forma mais comum da artrite, responsável por mais incapacidade entre os idosos do que qualquer outra doença. Entre as causas, a orteoartrose e a artrite reumatóide são as mais comuns, mas existem muitos outros tipos, como a espondiloartropatia, gota e artrose psoriática, entre outras.
"O alívio da dor é um objetivo importante para a melhoria da qualidade de vida e atividade diária em pacientes com doenças que envolvem as articulações, em condições agudas ou crônicas, tais como a Gota, bem como em condições em que a dor crônica, muitas vezes se estende ao processo normal de cura”.
Prof. Dr. Rolf-Detlef Treede
Neurocientista alemão na Universidade de Heidelberg
Presidente da IASP