A Síndrome Dolorosa Miofascial ou Dor Miofascial é uma das causas mais comuns de dor musculoesquelética. Se caracteriza pela presença de bandas musculares tensas (contraturas) e pontos dolorosos (pontos gatilho) que geram dor em regiões vizinhas ou distantes, chamada dor referida.
As causas da dor miofascial estão associadas a lesões musculoesqueléticas, esforço repetitivo, postura inadequada, descondicionamento físico e pode ser secundária a outras patologias. Os fatores emocionais como stress, ansiedade e depressão tem papel importante na gênese e manutenção desta síndrome.
O diagnóstico se baseia na história e principalmente no exame físico com a palpação de bandas tensas e pontos gatilho. A Termografia Infravermelha é um exame de imagem de grande utilidade no diagnóstico e controle da evolução do tratamento.
O uso da ecografia (ultrasson) no diagnóstico e tratamento da dor musculoesquelética é hoje fundamental permitindo diagnóstico funciona, em tempo real e com segurança para guiar nossos procedimentos.
Tratamento
Podemos utilizar medicação, fisioterapia, exercícios, acupuntura e tratamento dos fatores desencadeantes quando possível. Nos casos refratários, devemos usar bloqueios anestésicos, infiltração de pontos gatilho, proloterapia e terapia por ondas de choque, desativando desta maneira os pontos gatilho, controlando a dor e permitindo a reabilitação física.