A Dor Neuropática, é a dor que ocorre como uma consequência direta de uma doença ou lesão que afete o sistema somatosensorial (sistema nervoso).
É uma dor que costuma ter um grande impacto na vida das pessoas. Pode ser intensa e incapacitante, comumente descrita como queimação, choques, formigamento e sensações alteradas.
Existem várias causas de dor neuropática, entre as mais comuns encontramos: neuropatia diabética, neuropatia pós herpética, radiculopatia lombar (ciática), lesão direta de nervos (pós cirurgia) e muitas outras condições neurológicas e metabólicas.
O diagnóstico depende da história detalhada e exame físico minucioso, sendo útil também alguns exames complementares. A Termografia médica infravermelha é um exame de imagem funcional muito útil no diagnóstico e na avaliação do tratamento.
Tratamento
O tratamento da dor neuropática pode ser feito através de medicações específicas para este fim, acupuntura, reabilitação física e terapias intervencionistas da dor. Dentre as terapias intervencionistas podemos ressaltar os bloqueios anestésicos, bloqueio simpáticos, radiofrequência e a neuromodulação.