Medicina do Esporte

medicina esporte

Diversos estudos epidemiológicos consistentes têm demonstrado a influência benéfica da atividade física regular para a saúde, reduzindo a mortalidade e a incidência de diversas doenças. É importante ressaltar a melhora da qualidade e quantidade de vida de portadores de doenças cardiovasculares, endocrinológicas, pulmonares, neurológicas, renais, osteoarticulares, musculoesqueléticas, oncológicas e nos portadores de dor crônica.

Porém, quem pratica esporte está sujeito a lesões, que podem ser decorrentes de traumatismos, de lesões relacionadas com o treinamento e a prática específica do esporte praticado.

Os atletas se lesionam na maioria das vezes, porque excedem a capacidade dos seus tecidos tolerarem a carga de treinamentos e competições.

O atleta tanto de alto rendimento como recreativo, amador ou profissional, está sujeito a lesões musculoesqueléticas. Estas lesões devem ser prevenidas com avaliação adequada, dos fatores específicos do esporte, alterações biomecânicas e estilo de vida.

As lesões por menor que sejam podem diminuir o desempenho no esporte e dependendo da gravidade, necessitar afastamento temporário da atividade esportiva ou até mesmo a perda de uma temporada esportiva programada.

A prática esportiva deve ser interrompida, quando tiver um impacto negativo na recuperação adequada. O período fora do esporte deve ser o mais curto possível, nas situações mais complicadas, um tempo maior afastado pode ser necessário.

É importante dar o tempo necessário para recuperação completa das lesões e retornar de maneira gradual.

Neste sentido é importante tratar as lesões tentando sempre preservar o planejamento do atleta, de maneira integral, não causando prejuízos na prática esportiva futura. A Medicina Regenerativa é uma estratégia promissora, dentro do tratamento multidisciplinar, ajudando a reparar estruturas musculoesqueléticas, incluindo músculos, ligamentos, ossos e cartilagem, através de injeções viscobiológicas, acelerando o processo de recuperação.

Serviços

  • Avaliação e acompanhamento da prática de exercício físico;
  • Avaliação e acompanhamento de atletas amadores e de alto desempenho;
  • Avaliação e tratamento de lesões relacionadas ao esporte;
  • Medicina regenerativa para as lesões esportivas;
  • Prevenção e reabilitação de dor crônica relacionada com a prática do exercício físico;
  • Termografia Médica Infravermelha aplicada ao esporte.